O Projeto Canto Livro de Música e Literatura consiste na apresentação de shows temáticos e oficinas com principal enfoque em autores brasileiros ou de língua portuguesa, onde a narrativa dos textos é permeada por canções afinadas com a temática do autor em questão.
A música e a narração de textos encadeados em um roteiro possibilitam que o livro saia da estante, fazendo da leitura uma experiência viva, emocionante e interativa.
Canto Livro é um projeto de sensibilização e incentivo à leitura, que visa atender aos amantes da literatura, estudantes, educadores e leitores em geral.
Desde a sua fundação, em 2006, o Projeto Canto Livro de Música e Literatura tem se apresentado frequentemente em dezenas de unidades do SESC – Serviço Social do Comércio, por todo o país com seu vasto repertório, que hoje soma trinta espetáculos lítero-musicais diferenciados, e com suas oficinas temáticas correspondentes.
Sua área de atuação educativa abrange as faculdades de Ciências e Letras de universidades como a USP, a PUC e a UNESP, além de escolas do nível do Colégio Santa Cruz e Miguel de Cervantes em São Paulo, dentre outros.
Na área cultural tem atuado em teatros, livrarias, bibliotecas, feiras de livros e museus como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), cuja parceria com apresentações inspiradas em cada exposição, colocaram a canção e a poesia interagindo diretamente com as artes plásticas. Por solicitação do departamento educativo do MAM, o Canto Livro incorporou ao seu desempenho o diferencial da interpretação simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que possibilita a inclusão e o acesso do deficiente auditivo ao universo da poesia. Esta iniciativa proporcionou a conquista, em 2011, do Prêmio Ibero Americano de Atividades Educativas em Museus.
O projeto contabiliza também apresentações em diversos espaços tais como: Teatro Santa Cruz, Museu da Língua Brasileira, Museu da Casa Brasileira, Centro Cultural São Paulo, Festival da Mantiqueira, além de casas de cultura, bibliotecas e unidades do SESC.
Canto Livro trabalha também em parceria com editoras importantes como a Saraiva, a Record e a Companhia das Letras, para a qual criou especialmente o show de relançamento da obra completa do escritor Jorge Amado e abrilhantou as comemorações do centenário do autor.
Em 2009, o Canto Livro se apresentou na cerimônia de entrega do Prêmio Viva Leitura. Em 2010 o trabalho foi contemplado pelo Edital da Caixa e em 2012 pelo Proac.
O projeto Canto Livro no MAM recebeu o II PRÊMIO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO E MUSEUS 2011. Neste mesmo ano, integrou o projeto ‘Viagem Literária’ da Secretaria do Estado da Cultura.
O Canto Livro conta com talentos preciosos de músicos como:
E profissionais talentosos como:
Atualmente, conta com Sidnei França e Claudia França na produção artística e cultural.
Poeta, ator, cantor, compositor e publicitário. Tem quatro discos lançados em dupla com seu irmão Paulo Garfunkel, e músicas gravadas por vozes importantes da MPB tais como: Elis Regina, Maria Rita Margareth Menezes, Zizi Possi, Renato Braz e Pena Branca e Xavantinho.
Durante mais de dez anos trabalhou como assistente de direção da atriz e diretora Myriam Muniz, e compôs várias trilhas para teatro entre elas Maroquinhas Frufru de Maria Clara Machado, considerado um clássico da dramaturgia infantil. É sócio e diretor da In Sonoris Produções Artísticas, produtora de áudio premiada por peças institucionais para o Ministério da Saúde.
Integrante do grupo de estudos sobre a obra de Guimarães Rosa do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, que detém o acervo do autor.
Realiza oficinas e palestras sobre música e literatura em bibliotecas, livrarias e espaços culturais. Como letrista trabalhou com parceiros ilustres como: Léa Freire, Sizão Machado, Mozart Terra, maestro Moacyr Santos, maestro Júlio Medáglia e o violonista Yamandú Costa.
Cantora e narradora é também psicóloga estudiosa da obra Grande Sertão: Veredas.
Autora da tese Sentido e Significado em Grande Sertão: Veredas, vencedora do XII Prêmio Aniela Ginsberg em 2002, no mesmo ano participou de duas oficinas para contadores de histórias, ambos ministrados pela contadora Dora Guimarães, do grupo Tudo Era Uma Vez. Desde então vem desenvolvendo seu trabalho como contadora de histórias em diversos âmbitos.
Apresentou-se ao lado dos Contadores de Estórias Miguilim em SP e MG, Grupo Nhambuzim integrou o elenco do espetáculo O Romanço do Boi Bonito, realizado no Museu da Casa Brasileira.