Shows e oficinas

Conheça aqui as opções de 'Shows e Oficinas' do Projeto Canto Livro... Viaje com os
Autores Brasileiros, de Língua Portuguesa, Shows Direcionados e Temas Infantis

Filtrar
Autores Brasileiros
Jorge Amado: Jorge Amado – Amor e Mar
Autores Brasileiros
Carlos Drummond de Andrade: E Agora, Drummond?
Autores Brasileiros
Manoel de Barros: Matéria de Poesia

Jorge Amado: Jorge Amado – Amor e Mar

Jean Garfunkel e Joana Garfunkel apresentam alguns textos consagrados da obra de Jorge Amado em meio a um cenário musical que traz à tona as cores da Bahia retratada pelo autor. Histórias de amor e mar são banhadas pelas canções de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Márcio Proença, Paulo César Pinheiro e Ary Barroso.

Carlos Drummond de Andrade: E Agora, Drummond?

Nesta edição, o Canto Livro apresenta poemas de Carlos Drummond de Andrade entremeados a canções que dialogam com os temas trazidos por sua poesia, assim como alguns de seus textos musicados.

No roteiro estão alguns de seus poemas mais conhecidos, como José, Poema de Sete Faces, No Meio do Caminho e Sentimento do Mundo. Entre as canções, composições de Milton Nascimento, Dori Caymmi, Paulo César Pinheiro, Jean Garfunkel, Gilberto Gil, entre outros grandes compositores da música brasileira.

Manoel de Barros: Matéria de Poesia

Em meio a poemas, o Projeto Canto Livro de Literatura e Música apresenta canções que retratam a paisagem deste poeta e dialogam com os principais temas de sua poesia.

Neste roteiro, canções de Tom Jobim, Renato Teixeira, Jean Garfunkel, Geraldo Roca, Paulo Simões, entre outros, conversam com poemas como “Meu Avô”, “Poemas Rupestres”, “Matéria de Poesia”.

Autores Brasileiros
Machado de Assis: O Bruxo do Cosme Velho
Autores Brasileiros
João Guimarães Rosa: O Sertão na Canção
Autores Brasileiros
Vinícius de Moraes: Para Viver um Grande Amor

Machado de Assis: O Bruxo do Cosme Velho

Do caldeirão mágico-realista de Machado de Assis, “O Bruxo do Cosme e Velho”, sairão os contos “História Comum” e “Ideias de Canário”, os capítulos mais intrigantes de “Dom Casmurro” e a fina ironia de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

Tudo isso temperado com canções da época, algumas com letras de autoria do próprio Machado, interpretadas por Jean Garfunkel e Joana Garfunkel.

João Guimarães Rosa: O Sertão na Canção

‘O Sertão na Canção’ é um espetáculo formado por canções inspiradas no romance Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa, permeadas por trechos da narração da obra.

Usando essas duas linguagens de maneira cronológica, o roteiro permite a compreensão da saga do jagunço Riobaldo, até pelo público que, por diversas razões, não teve acesso ao romance.

 As canções, compostas especialmente para o espetáculo, são de autoria de Jean e Paulo Garfunkel.

 ‘O Sertão na Canção’ é uma viagem pelo sertão ‘roseano’ através dos atalhos da oralidade e da canção brasileira, traços essenciais de nossa identidade cultural. Para uns, um convite e um estímulo para conhecer um mundo novo; para outros, a possibilidade e o privilégio de revisitá-lo: um incentivo à leitura ou releitura.

Vinícius de Moraes: Para Viver um Grande Amor

Vinícius de Moraes, o diplomata da canção brasileira que tirou a poesia de dentro dos livros e bibliotecas para colocá-la na boca do povo, acrescentou às letras do nosso cancioneiro uma qualidade lírica até então inusitada. 

O Projeto Canto Livro de Literatura e Música em Para Viver um Grande Amor, apresenta Vinicius em todas as suas facetas: o homem, o poeta, o amante, o compositor. 

 

O roteiro, além de apresentar o nosso “Poetinha” ao lado de grandes parceiros como Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque e Carlos Lyra, inclui duas composições de Jean Garfunkel que homenageiam o poeta.  

Autores Brasileiros
Clarice Lispector: Que Mistério tem Clarice?
Autores Brasileiros
Cora Coralina: Todas as Vidas
Autores Brasileiros
Manuel Bandeira: Vou-me Embora Pra Pasárgada

Clarice Lispector: Que Mistério tem Clarice?

Clarice Lispector, uma das maiores representantes da literatura brasileira, é aqui apresentada a partir de temas que fundamentam sua obra.

O prazer e a culpa, a maternidade, o amor, sua relação com Deus, o mistério de viver e escrever são temas que ilustram parte da obra de Clarice e a colocam em diálogo com grandes compositores da nossa música brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Jean e Paulo Garfunkel, Dori Caymmi, Milton Nascimento, entre outros.   

Cora Coralina: Todas as Vidas

Neste show, a grande poetisa goiana Cora Coralina é apresentada nas suas diversas facetas. Poesias, textos e canções compõem um roteiro que procura sensibilizar e aproximar o leitor/ouvinte do universo poético desta poetisa-doceira, que pinta com suas cores a paisagem de um Brasil interiorano, rural, genuíno. 

Manuel Bandeira: Vou-me Embora Pra Pasárgada

Com músicas de Villa-Lobos, Tom Jobim, Jean Garfunkel e Natan Marques, o Projeto Canto Livro de Literatura e Música apresenta ‘Vou-me Embora Pra Pasárgada’.

Uma viagem literária pelo universo lírico do poeta pernambucano Manuel Bandeira, que revolucionou a estética da poesia brasileira com poemas como ‘Desencanto’, ‘Evocações do Recife’ e ‘Cartas de meu Avô’, dentre outros, influenciando toda uma geração de poetas nacionais do modernismo até os dias de hoje.