O Projeto Canto Livro de Música e Literatura consiste na apresentação de shows temáticos e oficinas com principal enfoque em autores brasileiros ou de língua portuguesa, onde a narrativa dos textos é permeada por canções afinadas com a temática do autor em questão.
A música e a narração de textos encadeados em um roteiro possibilitam que o livro saia da estante, fazendo da leitura uma experiência viva, emocionante e interativa.
Desde a sua fundação, em 2006, o Projeto Canto Livro de Música e Literatura tem se apresentado frequentemente em dezenas de unidades do SESC – Serviço Social do Comércio, por todo o país com seu vasto repertório, que hoje soma trinta espetáculos lítero-musicais diferenciados, e com suas oficinas temáticas correspondentes.
Sua área de atuação educativa abrange as faculdades de Ciências e Letras de universidades como a USP, a PUC e a UNESP, além de escolas do nível do Colégio Santa Cruz e Miguel de Cervantes em São Paulo, dentre outros.
Na área cultural tem atuado em teatros, livrarias, bibliotecas, feiras de livros e museus como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), cuja parceria com apresentações inspiradas em cada exposição, colocaram a canção e a poesia interagindo diretamente com as artes plásticas. Por solicitação do departamento educativo do MAM, o Canto Livro incorporou ao seu desempenho o diferencial da interpretação simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que possibilita a inclusão e o acesso do deficiente auditivo ao universo da poesia. Esta iniciativa proporcionou a conquista, em 2011, do Prêmio Ibero Americano de Atividades Educativas em Museus.
O projeto contabiliza também apresentações em diversos espaços tais como: Teatro Santa Cruz, Museu da Língua Brasileira, Museu da Casa Brasileira, Centro Cultural São Paulo, Festival da Mantiqueira, além de casas de cultura, bibliotecas e unidades do SESC.