Canto Livro

Efemérides Literárias 2024

Neste ano teremos muitas datas especiais para a literatura. Para todas temos apresentações que dialogam com o texto do autor e a música popular brasileira.

Quer contratar uma destas apresentações? Fale conosco.

centenário da morte

Franz Kafka

Show A Metamorfose da Metáfora, um diálogo entre a literatura de Franz Kafka e a canção brasileira.

Canto Livro convida ao passeio pela obra kafkiana, acompanhada com a leveza da canção brasileira para sensibilizar o público com essa produção da literatura mundial. Passando pelos clássicos A metamorfose (1915), O processo (1925) e Carta ao Pai (1919), o espetáculo apresenta trechos do escritor tcheco entremeados a canções de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, conduzindo-nos por uma viagem lítero-musical.

10 anos de ausência

Gabriel García Márquez

A magia do Caribe na prosa poética deste grande mestre da literatura latino-americana. Trechos de Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera, narrados por Jean Garfunkel, permeados pelo sabor dos ritmos “callientes” de clássicos do cancioneiro caribenho tais como: Drume Negrita, La Flor de la Canela e Guantanamera.

185º aniversário

Machado de Assis

Do caldeirão mágico-realista de Machado de Assis, “O Bruxo do Cosme e Velho”, sairá o conto História Comum, poemas e trechos de Dom Casmurro e O Alienista e a fina ironia póstuma de Brás Cubas. Tudo isso temperado com canções da época, algumas com letras de autoria do próprio Machado.

135º aniversário

Cora Coralina

Neste show, a grande poetisa goiana é apresentada nas suas diversas facetas. Poesias, textos e canções compõem um roteiro que procura sensibilizar e aproximar o leitor/ouvinte do universo poético desta poetisa-doceira, que pinta com suas cores, a paisagem de um Brasil interiorano, rural, genuíno.

60 anos de A paixão segundo G. H

Clarice Lispector

Uma das maiores representantes da literatura brasileira é aqui apresentada a partir de temas que fundamentam sua literatura. O prazer e a culpa, a maternidade, o amor, sua relação com Deus, o mistério de viver e escrever são temas que ilustram parte da obra de Clarice e a colocam em diálogo com grandes compositores da nossa música brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Jean e Paulo Garfunkel, Dori Caymmi, Milton Nascimento.

10 anos de ausência e 50 anos de Matéria de poesia

Manoel de Barros

A metalinguística do poeta do pantanal, que nos deixou em 2014, se funde com canções de um Brasil interiorano, resultando num espetáculo de “encantamentos”.

Canto Livro apresenta em Matéria de Poesia, um show lítero-musical inspirado na poesia de Manoel de Barros. Em meio a poemas falados, canções retratam a paisagem deste poeta e dialogam com os principais temas de sua poesia.

Neste roteiro, canções de Tom Jobim, Renato Teixeira, Jean Garfunkel, Geraldo Roca, Paulo Simões, conversam com poemas como Meu Avô, Poemas Rupestres, Matéria de Poesia.