Canto Livro

sensibilização e estímulo à leitura

através da música

e da narração de textos

Foto: Sérgio Caddah

O projeto Canto Livro de música e literatura consiste em apresentações temáticos, com principal enfoque em autores brasileiros. O roteiro parte de um grande autor, onde a canção popular, afinada com o tema, dialoga com os textos.

São mais te 30 apresentações lítero-musicais! Conheça algumas delas:

O Sertão na Canção

Canções inspiradas no romance Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa, permeadas por trechos da narração da obra.

O Sertão na Canção é uma viagem pelo sertão roseano através dos atalhos da oralidade e da canção brasileira, traços essenciais de nossa identidade cultural.

 

Que Mistério tem Clarice?

Clarice Lispector, uma das maiores representantes da literatura brasileira, é aqui apresentada a partir de temas que fundamentam sua literatura. O prazer e a culpa, a maternidade, o amor, sua relação com Deus, o mistério de viver e escrever são temas que ilustram parte da obra de Clarice e a colocam em diálogo com grandes compositores da nossa música.

Eu sou Trezentos

Uma viagem pela obra deste grande Mestre-Aprendiz, em um roteiro que parte de paisagens paulistanas com poemas como Quando Morrer quero Ficar e Descobrimento, passando por trechos de O Turista Aprendiz até chegar em Macunaíma. Na bagagem sonora, além de cocos, bumbas-meu-boi, carimbós recolhidos por Mario de Andrade, algumas canções do nosso cancioneiro popular.

Amor e Mar

Textos consagrados da obra de Jorge Amado em meio a um cenário musical que traz à tona as cores da Bahia reveladas pelo autor. Histórias de amor e mar são banhadas pelas canções de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Márcio Proença, Paulo César Pinheiro e Ary Barroso.

 

 

Vou-me embora pra Pasárgada

Uma viagem literária pelo universo lírico do poeta pernambucano Manuel Bandeira, que revolucionou a estética da poesia brasileira com poemas como Desencanto, Evocações do Recife e Cartas de meu Avô, e influenciou toda uma geração de poetas nacionais do modernismo até os dias de hoje.

Para viver
um Grande Amor

Vinícius de Moraes, o diplomata da canção brasileira que tirou a poesia de dentro dos livros e bibliotecas para colocá-la na boca do povo e acrescentou às letras do nosso cancioneiro uma qualidade lírica até então inusitada.

 

Todas as Vidas

Neste show, a grande poetisa goiana Cora Coralina é apresentada nas suas diversas facetas. Poesias, textos e canções compõem um roteiro que procura sensibilizar e aproximar o leitor/ouvinte do universo poético desta poetisa-doceira, que pinta com suas cores, a paisagem de um Brasil interiorano, rural, genuíno.

Matéria de Poesia

Um show lítero-musical inspirado na poesia de Manoel de Barros. Em meio a poemas falados, canções retratam a paisagem deste poeta e dialogam com os principais temas de sua poesia.

 

O Bruxo
do Cosme Velho

Do caldeirão literário do “Bruxo do Cosme Velho”, Canto Livro traz este show inspirado na obra de Machado de Assis. Dele sairá o conto História Comum, poemas e trechos de Dom Casmurro e O Alienista e a fina ironia póstuma de Brás Cubas.

Poema em Linha Reta

Fernando Pessoa é considerado, ao lado de Camões, o maior poeta da Língua Portuguesa. Canto Livro em Poema em Linha Reta apresenta a poesia diversificada do autor, seus heterônimos e seus versos musicados por grandes nomes da música brasileira

 

A Metamorfose da Metáfora

Canto Livro convida ao passeio pela obra de Franz Kafka, acompanhada com a leveza da canção brasileira, para sensibilizar o público com essa produção da literatura mundial. Passando pelos clássicos A metamorfose, O processo e Carta ao Pai, o espetáculo apresenta trechos do escritor tcheco.

De Amor e Solidão

A magia do Caribe na prosa poética de Gabriel García Márquez. Trechos de Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera, permeados pelo sabor dos ritmos “callientes” de clássicos do cancioneiro caribenho tais como: Drume Negrita, La Flor de la Canela e Guantanamera.